Do início

O que você precisa saber sobre mim antes de começar a ler blog? Meu nome é Letícia, nasci em 1993 (faça as contas), sou de Minas Gerais e sou formada em História. Minha paixão é o cinema. Saber que há muitos filmes ainda a serem vistos é o que me faz prosseguir. Mas isso não é tudo. Também gosto de projetos DIY (do it yourself / faça você mesmo), de ler e de escrever.
Mas por que Diário de uma Quase Escritora? Simples: porque eu não consigo ser publicada. Tentei, juro, mas não consigo. Quando aprovaram meu romance, decidi rejeitar a proposta pelo livro ter ficado com um preço abominável. Afinal, o leitor comum prefere comprar um livro de uma desconhecida por cinquenta reais ou o último best-seller estrangeiro por 25?
 
Por falar em leitor comum, ser leitor no Brasil não é tão comum. Há pesquisas que mostram que o brasileiro lê em média um livro por ano. Isso é uma média, o que significa que, dos 200 milhões de brasileiros, estamos contabilizando um ou outro que leem mais de vinte livros por ano e centenas que não leem nenhum. Nenhum (chore por essas pobres almas). A terceira edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, de 2012, dá como média 1,85 livros por ano. O percentual de leitores caiu quase 10% desde 2007, e que só a metade da população lê. Desses 50%, 7% só leram a Bíblia. Nada contra, mas eu não sou a autora da Bíblia, então isso não me ajuda. E os que compram livros não os leem. Entendam que eu quero lucro, sim, por isso quero que meus livros vendam. Mas quero mais ainda que meus livros sejam lidos, que as pessoas dediquem tempo a algo que eu demorei três vezes mais tempo escrevendo do que você vai gastar lendo.
(Ah, esqueci de dizer que eu também gosto muito de estatísticas).
Tristeza não tem fim, felicidade sim...
E por que você criou este blog, Letícia? Para compartilhar a visão e a opinião de uma pessoa que, além de adorar ler, quer mais do que tudo ser lida. Aqui você encontrará resenhas, TAGs, uma ou outra dica, análise ou experiência sobre o mercado editorial. E também porque alguns blogueiros ficam famosos e conseguem publicar seus livros. Pode ser que isso aconteça comigo, mas provavelmente não acontecerá.

Para começar, acho que está bom. Até a próxima! 

Comentários

  1. Letícia antes de mais nada acredito que vc não deve desistir e precisa ter uma postura mais positiva. Não estou julgando pq sei que cada um sabe o peso da cruz que carrega, mas vamos lá aos poucos tenho certeza que vc conseguirá.
    No aspecto blogueira se quise posso compartilhar minha experiência com vc. Qualquer coisa manda um email para alinecoelho24@yahoo.com.br

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha: Um Dono para Buscapé, de Giselda Laporta Nicolelis

Resenha: O outro passo da dança, de Caio Riter

Resenha: Tio Petros e a Conjectura de Goldbach, de Apostolos Doxiadis