Fenômenos virtuais e literários

Como se não bastasse competir com os autores conhecidos e os novatos talentosos, nós, escritores, temos mais um obstáculo a vencer para conseguir o selo de aprovação da editora e do público: os livros baseados em sucessos da internet. Em um momento em que as redes sociais dominam e diversos conteúdos se tornam virais, não é raro que as editoras fiquem de olho neste mundo virtual em busca de uma nova aposta de sucesso.
 

A internet adora gatos, e dois grandes sucessos transplantados para os livros são Feliz catus domesticus (nome científico do gato). A gata americana Tardar Sauce, mais conhecida como Grumpy Cat, é a felina mais famosa online. Ela também conquistou outras áreas: virou livro, jogo para celular e tablet, e uma infinidade de produtos. “A Grumpy Book” chegará ao mercado brasileiro ainda em 2014, pela editora Belas-Letras. Quem duvida que será um sucesso? (Não sei se devo ficar feliz ou triste por um gato ser publicado com sucesso e eu não).
Falando em mercado brasileiro, um gato tupiniquim que também virou livro é Chico, mais conhecido pela página Cansei de ser Gato. A dona de Chico, Amanda, tira fotos diversas do gato fantasiado e publica-as em uma página com mais de 180 mil curtidas. O livro é vendido em uma lojinha virtual do gato, que conta com outros tantos produtos.  Já para quem não é necessariamente famoso na internet, já existem diversos serviços que transformam as postagens da linha do tempo do Facebook em livros. Pode não virar um best-seller, mas ao menos será uma recordação.
Além das páginas do Facebook, há também os vídeos do YouTube. O grupo mais famoso do Brasil com seus vídeos de comédia é o Porta dos Fundos. Eles também viraram livro, que conta com 37 roteiros e comentários dos atores / autores sobre cada um deles. E caminho semelhante seguiu Felipe Neto, com sua série de vídeos “Não faz sentido”. Seu livro conta também os bastidores da série que o catapultou para a fama em outras mídias e negócios.
E, claro, existem os bons e velhos blogs. O exemplo máximo de blogueira que virou autora é Bruna Vieira, do Depois dos Quinze, que tem um contrato com a Editora Gutemberg, lançou três livros e o próximo deve sair ainda este ano. Detalhe: ela tem só 19 anos.
 

Thalita Rebouças, já conhecida no meio literário, lançou o livro “Adultos sem filtro” a partir de uma compilação de crônicas escritas para o blog da Veja Rio, com a adição de alguns textos inéditos. Meu segundo livro, “Crítica Retrô – Apontamentos de uma jovem cinéfila”, foi escrito com artigos sobre cinema retirados dos vários sites para os quais escrevo, e também adicionei vários inéditos que foram ficando sem publicar pelo caminho. Nenhum dos leitores do meu blog ou desses sites comprou o livro. Absolutamente ninguém. Ninguém.  

Não adianta lutarmos com esses novos fenômenos. Podemos concordar ou não com o que eles dizem e mesmo com o sucesso deles. A internet está aí para muitas coisas, inclusive para criar ídolos que podem ou não ter longo reinado junto ao público. Talvez algum deles, nem citados no post, tenham ghost-writer para se transformar em livro, mas a realidade é que a concorrência está apertada. Seja para se tornar o próximo viral ou o próximo autor de sucesso.

Comentários

  1. Letícia vamos por partes, entendo sua posição mas acredito que se vc olhar as coisas por outro ângulo verá que tem lugar para todos. Quem sabe se vc mudar seu foco as coisas começam a mudar???
    Esses casos que vc citou com certeza tiveram um bom grupo de marketing. Confesso que quando soube da Bruna fiquei até curiosa para ler seus livros, mas a editora que a pública costuma cobrar valores bem caros então deixei para depois até pq o perfil de leitores dela é abaixo da minha idade.
    Enfim acredito que se vc fizer o que muitas autoras queridas que conheço fazem, como lançar um ebook e divulgar até não poder mais (pedir ajuda a amigos e blogueiros é uma boa opção) etc, isso ajudará para a publicação.
    Não sou especialista mas espero estar ajudando.

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha: Um Dono para Buscapé, de Giselda Laporta Nicolelis

Resenha: O outro passo da dança, de Caio Riter

Resenha: Tio Petros e a Conjectura de Goldbach, de Apostolos Doxiadis