Poema: História do Futebol

É hora de Copa do Mundo, minha gente! Na Copa de 1994, a Copa do tetra, eu tinha menos de um ano. Também não me lembro da Copa de 1998. Por isso minha primeira memória da Copa do Mundo é de 2002, e com ela veio um grande prêmio. Não estou falando do pentacampeonato, mas sim do álbum de figurinhas da Disney, único álbum que eu completei na minha vida.

Mas a euforia causada pela vitória me deu também inspiração. E assim eu escrevi o poema abaixo, um ótimo incentivo para torcermos neste mundial. Mas me dêem um desconto, afinal, eu escrevi o poema aos 8 anos e hoje posso dizer que minha escrita está bem melhor:

História do Futebol – autoria de Letícia Magalhães

O futebol não foi inventado no Brasil
Mas dele gostamos bastante
Ele foi inventado na Inglaterra,
Um país bem distante.

Desde a Antiguidade
Todos adoravam “bater uma bolinha”.
Nossos antepassados das cavernas
Começaram chutando pedrinhas.

Os gregos usavam como bola
Uma bexiga de boi cheia de ar.
E os japoneses antigos, sem querer,
As embaixadas foram inventar.

Em 1894, o futebol
Por aqui chegou.
E o paulista Charles Miller
Os primeiros jogos planejou.

As pessoas foram se animando
Os times atuais foram se formando
E, desde 1904,
Jules Rimet uma copa estava projetando.

No ano de 1930
A copa finalmente aconteceu.
Só 13 países participaram
E o Uruguai, dono da casa, venceu.

O futebol agora
Já é paixão nacional
Ou você acha que é por acaso
Que faturamos cinco vezes
O título mundial?

O futebol já é comum
Da nossa vida já faz parte.
Podemos não ter inventado o futebol
Mas criamos o futebol-arte.

Este e outros poemas estão no meu primeiro livro, "Escritos de Garota - Contos, Crônicas e Poemas dos 7 aos 17", que pode ser encontrado, como livro físico ou e-book, aqui:

LINK

Comentários

  1. Olá!
    Poxa este poema está muito bom para ter sido escrito quando tinha 8 anos! rs, gostei mesmo.
    Eu não ando muito inspirada para a copa, mas gosto de futebol (até escrevi uma crônica sobre futebol recentemente), mas acho que ainda não entrei no clima. Lembro quando eu era criança a copa era uma festa só, meus pais enchiam a casa de bandeirinhas, acho que tudo é mais mágico quando somos crianças rs
    Estou seguindo o blog :)
    Bjs!
    http://marcasindeleveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Poxa que bacana! Gostei muito do seu poema, muito bom por ter sido escrito aos 8 anos! E parabéns pelo livro também!
    Nem lembrava deste álbum =O que é muito lindo por sinal! hehe

    Adorei o blog!

    Beijos

    albumdeleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Que poema bonito.. não conhecia :))

    www.chadecalmila.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha: Um Dono para Buscapé, de Giselda Laporta Nicolelis

Resenha: O outro passo da dança, de Caio Riter

Resenha: Tio Petros e a Conjectura de Goldbach, de Apostolos Doxiadis