Culturação: Playlist “Anos de Chumbo”

Minha primeira playlist! 


Um dos desafios do projeto Culturação do mês de setembro era em homenagem tanto ao Dia do Rádio (21/09) quanto ao Dia da Música Popular Brasileira (27/09). E a missão era associar músicas a alguns livros, afinal, ler com uma trilha sonora combinando ao fundo é tudo de bom.

Bem, desde a publicação do meu romance “Anos de Chumbo” eu pretendia fazer uma pequena playlist para acompanhar e inspirar a leitura. Como o título indica, a história se passa durante a ditadura militar no Brasil (1964-1985), um momento de efervescência também na cena musical. Com a censura sempre presente, os sábios e destemidos compositores tinham de arrumar maneiras simbólicas e veladas de dar seu recado, motivar o povo e criticar a ditadura.


Confesso que me inspirei em várias músicas do período enquanto escrevia. “Disparada”, por exemplo, é o título de um capítulo vital do livro. Se o livro fosse adaptado para a televisão ou cinema, gostaria que os créditos de abertura passassem ao som da poética “Apesar de Você”. Alguns personagens poderiam ser definidos pela música “Panis et Circences”, outros por “Baby”, e os mais contestadores por “Opinião”. Os temas das séries de televisão dos anos 60 “A Feiticeira” e “Jeannie é um Gênio” também estão presentes porque têm um papel pequeno, mas importante, na trama.


E outras músicas ainda são icônicas demais para serem deixadas de fora, como “Debaixo dos Caracóis dos seus Cabelos” e “Para não dizer que não falei das flores” (infelizmente, não encontrei a música cantada pelo próprio Geraldo Vandré...). Mas chega de papo e vamos ao som! Que seja um motivador e um bom acompanhante na leitura!


Para mais posts do Culturação, visite o blog idealizador do projeto: Monykisses


Comentários

  1. Preciso ler seu romance Lê! Agora vou ouvir essa playlist que só por ter Rita Lee já ganhou pontinhos comigo ^^

    Beijos, Pri
    vintage.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Blogagem coletiva: 5 coisas que eu quis ser

Resenha: Morada das Lembranças, de Daniella Bauer

Quiz: qual personagem você é?