Resenha: A contadora de filmes, de Hernán Rivera Letelier
Cinema é tudo para mim. Foi o que me deu forças
para continuar no momento mais difícil da minha vida. É o meu combustível
diário, minha paixão, minha profissão*. Sem cinema tenho sintomas de
abstinência, e a vida perde um pouco o colorido. Por isso eu leio tudo sobre
cinema. Por isso eu li “A contadora de filmes” há muitos anos. Por isso reli o
livro para refrescar a memória e me preparar para a estreia da adaptação
cinematográfica.
Maria Margarita é a mais nova entre cinco
irmãos, todos os outros homens. O pai sofrera um acidente de trabalho nas minas
de sal, deixando-o paralisado da cintura para baixo. A mãe abandonara a família
quando a desgraça se abateu. O dinheiro era contado, para os bens essenciais e
para o bem mais essencial para a mente: uma ida semanal ao cinema. Houve um
concurso entre os filhos: quem contasse melhor o filme visto, com mais riqueza
de detalhes, ganharia o direito - o dever! Um dever deveras prazeroso - de ir
semanalmente ao cinema e voltar para casa para contar o filme para o resto da família.
Maria Margarita ganhou o concurso.
O pai e os irmãos só gostavam de filmes. Maria
Margarita e a mãe eram enlouquecidas pelo cinema. Depois de se tornar contadora
de filmes oficial, ela começa a também fazer seus próprios objetos de cena para
ajudar nas dramatizações, que ficam mais completas com canções e trejeitos.
Adotou o pseudônimo de “Fada Docine” e suas contações viraram atração no
povoado… e daí veio sua desgraça, quando foi chamada para contar um filme para
o agiota local.
“A Contadora de Filmes” é o tipo de livro que
eu gostaria de ter escrito. Que eu poderia ter escrito. E isso diz muito sobre
ele. Eu não escrevo coisas palatáveis. Eu não escrevo fantasias escapistas. A
protagonista é uma menina cuja mãe deu à luz seu primeiro filho aos catorze
anos, e aos 26 abandonou o esposo e cinco filhos para ser vedete. A
protagonista chora a mãe ausente, e se lembra dela como quem vê um filme preto
e branco e mudo - meu tipo favorito, vale acrescentar. A vida de Maria
Margarita não é um musical escapista, mas a leitura desta vida, que não deixa
de ter inúmeros percalços, é leve e fluida, como alguém já disse que também é a
leitura dos meus livros.
Maria Margarita faz mais que contar filmes: ela
vive os filmes. Eu vivo dos filmes, e procuro também revivê-los quando os conto
em minhas críticas. Ela e eu temos sucesso no que fazemos porque todo mundo ama
quando alguém conta histórias. Atrevo-me a declarar que contar histórias é um
ato fundamental para diferir humanos dos outros animais - e será que os outros
animais não têm realmente mecanismos para compartilhar narrativas? E essa
narrativa é justamente isso: profundamente humana.
O veredicto: 4 minions!
ÓTIMO!
Frase favorita: “Alguns diziam que eu era tão boa
para caracterizar os personagens que, só com o piscar dos olhos, podia passar
da expressão de candidez de Branca de Neve à ferocidade do leão da Metro
Goldwyn Mayer”. (p. 74-75)
*No primeiro rascunho deste texto, escrito há uns
dez anos quando pela primeira vez li este livro, escrevi “minha
quase-profissão”. Hoje é profissão. Tudo mudou, menos o poder de emocionar
que este livro causa - e a paixão pelo cinema. Que bom.
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