DPL: Livros preveem o futuro

Os escritores de ficção científica, ou aqueles que se atrevem a escrever histórias que acontecem no futuro, podem dar asas à imaginação. Para eles, nem o céu é o limite quando se trata de inovações tecnológicas e novidades bizarras que aparecem em seus escritos. Sim, alguns exageram. Mas outros, de alguma forma, com um estudo minucioso ou talvez um sopro de ajuda de Deus, descrevem coisas inverossímeis para sua época, mas que se tornam realidade décadas ou séculos depois.
Se o maior sonhador / visionário nas ciências foi Leonardo da Vinci, no mundo da literatura este título pertence a Júlio Verne (1828-1905). Quando você descobre tudo o que a mente fértil de Verne descreveu, pode pensar que ele tinha uma máquina do tempo ou uma bola de cristal, mas não se exalte: Verne era apenas um homem muito bem informado.
Da Terra à Lua... e também no fundo do mar
Em uma época em que era possível viajar apenas de navio ou a cavalo (Verne morreu um ano antes da invenção do avião), ele imaginou uma “Volta ao Mundo em 80 Dias” (sem dúvida, sua obra mais famosa). Hoje, obviamente, é possível dar a volta ao mundo em menos de 80 dias... mas sem parar para tirar selfies!
Júlio Verne não se limitou ao nosso planeta e, em “Da terra à lua”, descreveu com riqueza de detalhes como seria uma viagem para nosso satélite natural. E o mais impressionante: a maioria destes detalhes de fato foram idênticos aos observados quando o homem pisou a lua em 1969! Vale lembrar que este livro de Verne inspirou o curta-metragem revolucionário “Viagem à Lua”, de Méliès, que visualmente também adianta algumas características da viagem espacial... mais de meio século antes de ela ocorrer!
Méliès, 1902
  
 
Em 1869, ele criou o capitão Nemo e seu submarino de combustível inesgotável, o Nautilus. Em 1955, foi inventado o primeiro submarino movido por propulsão nuclear. O submarino recebeu o nome, claro, de Nautilus.
Pessoas estreitamente vigiadas
Fala sério: você já deve ter ouvido alguma coisa sobre 1984, principal obra de George Orwell (1903-1950). Ele imaginou, em 1948, que no futuro viveríamos em uma sociedade cinzenta e sem liberdades, em que todos seriam vigiados pelo “Grande Irmão”. O termo original batizou um reality show de gosto duvidoso... e hoje milhões de pessoas, com a internet, transformam suas vidas em um grande Big Brother.
O abominável mundo de Bradbury
São muitos os escritores que, de alguma forma, anteciparam a modernidade. Com um pouco de boa vontade, essa lista aumentar, porque uma descrição genérica pode ser interpretada como previsão do futuro. Entretanto, desta lista de escritores, apenas um viveu para ver sua ficção se transformar em realidade Ray Bradbury (1920-2012).
O mais conhecido livro de Bradbury é “Fahrenheit 451”, uma narrativa sobre uma sociedade futurística em que os livros foram banidos e o trabalho dos bombeiros não é apagar o fogo, e sim incendiar livros. Isso, felizmente, está longe de ser realidade, mas Bradbury antecipou que iríamos interagir com telas, falar à distância e teríamos cinema 3D.

Cena da adaptação para o cinema de 1966
Para mais escritores que previram o futuro, confira ESTA LISTA da Revista Superinteressante.

Comentários

  1. Eu já tinha ouvido falar sobre alguns livros, mas caramba! Estou morrendo de vontade de ler os livros principalmente por terem previsto o futuro. hahah Fiquei besta, sério mesmo! kkk
    Adorei o post.
    Beijos
    Lendo & Apreciando

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do post!
    Farenheit 451 deve ser ótimo. ...tem o filme também mas eu tenho mania de ler o livro primeiro hehehehe é por isso que até hoje não vi Jogos Vorazes.
    Beijos ♥
    vintageiz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Lê,
    Sou doida para ler alguns dos livros citados na postagem.
    Imagina se daqui um tempo inventam um vira-tempo hahahahaha eu ia amar!
    Verei a lista!

    P.S.: Eu também não decoro o nome daquele livro do orfanato do nada e muito menos o nome da mulher HAHAHA Mas gostaria muito de ler, pena que sempre ta caro.

    bjs e tenha uma ótima quarta!
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  4. Cara isso é muito louco né!! Lendo isso fico me imaginando quem atualmente está prevendo nosso futuro?? Espero que não seja nenhum escritor de distopia ... kkkkkkkkkkkk

    xoxo
    http://www.amigadaleitora.com/

    ResponderExcluir
  5. Querida amiga

    Há quanto tempo...

    Além de recolher a inspiração
    deste maravilhoso espaço
    de sentimentos e reatar a amizade,
    aproveito a visita para convidá-la
    a partilhar a alegria,
    de ouvir um poema de minha autoria
    musicado em Minas Gerais.

    O mesmo se encontra no meu blog
    www.sonhosdeumprofessor.blogspot.com.br

    e para mim,
    ter este poema
    escutado por pessoas
    que fazem do mundo virtual,
    um mundo melhor,
    será um tributo a felicidade.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha: Um Dono para Buscapé, de Giselda Laporta Nicolelis

Resenha: O outro passo da dança, de Caio Riter

Resenha: Tio Petros e a Conjectura de Goldbach, de Apostolos Doxiadis