TAG: 5 filmes, uma década

Quer me torturar? Basta me pedir para escolher meus cinco filmes favoritos. A blogagem coletiva do grupo Vintage & Retro Bloggers, sugerida pela Fernanda Lange, foi além na tortura e pediu para cada blogueira escolher cinco filmes de qualquer década. Como assim, gente, SÓ cinco? E de qualquer década que eu quiser? Mas eu amo todas igualmente!
Então eu decidi trapacear: escolherei cinco filmes de cinco décadas, dentro de cinco perfis diferentes. Estes perfis são dos personagens do meu novo livro, “Anos de Chumbo”, mas certamente algum leitor irá se identificar mais com um ou outro – talvez até com mais de um. Assim, leia cada perfil e corra atrás dos filmes indicados. Vai por mim, vale muuuuito a pena!

Para você que é uma pessoa decidida, ambiciosa e pé no chão, que não confia muito nas pessoas e segue sempre seus valores, que às vezes soa egoísta, mas que nunca desiste de lutar pelo que acredita: Você é como nossa protagonista Greta e certamente vai gostar de:

A Caixa de Pandora (1929)
A mulher faz o homem (1939)
Interlúdio (1946)
Uma rua chamada pecado (1951)
Doutor Fantástico (1964)




Se você é cheio de sonhos e vontades, vê um futuro brilhante pela frente e se esforça para chegar lá, ótimo! Mas se você também encontra obstáculos nesse caminho e fica muitas vezes indeciso, não se desespere: você é como Guilherme, personagem importantíssimo na trama! Vá e veja:

O último comando (1928)
A ceia dos acusados (1934)
Casablanca (1942)
Doze homens e uma sentença (1957)
O Leão no Inverno (1968)


Avoado é a palavra que melhor lhe expressa. Se você vive sonhando acordado, fazendo mil planos e procurando sempre o lado bom das coisas (mesmo que isto lhe decepcione às vezes) você é como Fabiana, peça-chave na história, e deveria ver:

O Garoto (1921)
Aconteceu naquela noite (1934)
Na noite do passado (1942)
O Rei e Eu (1956)
Bonequinha de Luxo (1960)


Quem detesta injustiças, luta com unhas e dentes pelo que acredita, não tem medo de se arriscar e está sempre em busca de novas experiências se assemelha ao corajoso coadjuvante Roberto, e na sua lista de filmes temos:

Encouraçado Potemkin (1925)
O Grande Motim (1935)
Roma, Cidade Aberta (1945)
Rastros de Ódio (1956)
Bonnie e Clyde (1967)

Companheiro nas horas boas e ruins, sempre pronto para ouvir problemas e desabafos, conselheiro número um da turma? Mas mesmo assim com muitas dúvidas e tentando encontrar seu lugar no mundo? Então você é como Marcelo, alguém com um grande coração, e tem que ver:

A General (1926)
O último chá do general Yen (1932)
A felicidade não se compra (1946)
Meus dois carinhos (1957)
Perdidos na Noite (1969)

Comentários

  1. Oi Lê.

    Nossa que diferente amei. Eu não curto muito filme, na verdade gosto, mas sou muito chata para escolher rs.
    E de filmes antigos gosto da década de 70 e 80. Mas poucos. rs

    Adorei suas escolhas.

    Beijos
    Fer
    http://www.matoporlivros.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ah Lê a tag foi trapaceira mas valeu a penas, é muito dificil mesmo escolher um só.... Adorei sua listagem, Interludio, Casablanca, O Garoto, Bonequinha de Luxo , Aconteceu naquela noite são demais!! Amooo, mas Uma rua Chamada Pecado nossa, esse filme é incriiiivellll!!!!! Vivien esta divina, Marlon também... ai amoooooo demais!!!

    bjus

    www.misscherry.com.br

    ResponderExcluir
  3. Amando sua seleção. Imagino o quanto deve ter sido difícil escolher somente um para cada década. Minha escolha para década de 20 seria a mesma ;)

    Beijos, Pri
    VINTAGEPRI

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha: Um Dono para Buscapé, de Giselda Laporta Nicolelis

Resenha: O outro passo da dança, de Caio Riter

Resenha: Tio Petros e a Conjectura de Goldbach, de Apostolos Doxiadis