DPL: Desvendando os blogs

Blogueiros, uni-vos! Sim, porque nós somos a nova força online! Somos formadores de opinião! Empreendedores em treinamento! Gente criativa pra caramba! Por isso uma das missões da terceira faze do Desafio Literário é visitar quatro blogs pré-determinados e apontar os pontos fortes e fracos de cada um deles. Preparar, apontar, já!
Pontos Fortes:
L-I-S-T-A-S: eu pelo menos sou apaixonada por listas literárias!
Política de parceria: sorri de orelha a orelha ao ler que os autores parceiros não precisam enviar seu livro para o blog se não quiserem. Adorei o fato de o blog entender também a situação (financeira complicada) do autor.
Organização: é fácil navegar no blog, e com certeza você encontrará uma ou mais coisas interessantes. As resenhas são divididas por título, autor e nota. Há também colunas especiais sobre cinema, personagens e ótimos “papos literários”.
Pontos Fracos:
Lista desatualizada: meninas, por que vocês pararam a lista de leitura no começo do ano? Queria saber se vocês atingiram as metas de leitura!
Pouca variedade de autores: não sei se isso é realmente um defeito, mas vi alguns autores (como Nicholas Sparks) com muitos títulos resenhados, e acho que pode ter um pouco mais de variedade (neste momento me calo ao perceber que tem resenha de Álvares de Azevedo). Sair do óbvio, sabe?
Posts destacados: visitei o blog durante uma semana e os posts destacados (que ficam se alternando no cabeçalho) não mudaram. Será por que esses posts destacados são os de maior sucesso?
Pontos Fortes:
Sistema de classificação: as notas dos livros são dadas através de ícones. A nota máxima é de cinco livrinhos roxos. Além de muito fofo, o ícone combina com a cor de fundo do blog.
Siga bem, blogueiro: a Diana, dona do blog, também está super conectada. Na barra lateral do blog você encontra página do Facebook, Instagram, seguidores do Blogger, Google+ e Networked, e uma lista de blogs parceiros.
Entrevistas com autores: sempre bem conduzidas e interessantes, as entrevistas são um show (quero ser entrevistada quando publicar meu livro, hein?)
Pontos Fracos:
Tamanho das imagens: isso não chega a ser um grande problema, mas para uma pessoa detalhista como eu, é um pouco incômodo ver as imagens de promoções na barra lateral ultrapassando o espaço em que elas deveriam ficar.
Cabeçalho: eu acho que o cabeçalho poderia ser um pouco melhor... mas só porque precisamos encontrar defeitos nos blogs, está difícil mesmo!
Contato: temos só um e-mail para contato. Eu gostaria de ter algo mais detalhado, como política de parceria com autores e blogs, para ler antes de mandar o e-mail para a blogueira.
Pontos Fortes:
Além das Páginas: essa coluna é um show! Sabe quando você precisa de uma contextualização para apreciar melhor o livro ou quer apenas mergulhar mais fundo no cenário / momento da história? Aqui você encontra todos os detalhes dos lugares e onde se passam algumas tramas.
Redes sociais: é possível encontrar a autora em todas as redes sociais – até Filmow, Skoob e Last.Fm. 100% conectada!
Apresentação dos colunistas: cada colunista tem uma citação favorita no final de seu artigo. Como eu nunca pensei nisso antes?
Pontos Fracos:
Colunas: só consigo encontrar as colunas na busca. Quando clico na TAG “filmes”, por exemplo, sou levada tanto a críticas de filmes individuais quanto à coluna No Escurinho do Cinema, sobre estreias da semana.
Editoras parceiras: não chega a ser um defeito, mas só as editoras mais óbvias são parceiras. Que tal fazer parceria com editoras “alternativas” e menos conhecidas (além da DarkSide)?
Autores parceiros: talvez eu seja uma pessoa muito distraída (e eu sou mesmo), mas não vi lista de autores parceiros nem política de parceria. Pensem nessa nova possibilidade!
Pontos Fortes:
É um dos blogs organizadores do Desafio Pocket Literário. Brincadeirinha! Mas a Monika mandou bem no desafio ;)
Periodicidade: há quase uma postagem nova diariamente. É óbvio que não apenas uma pessoa fica responsável por todos os posts
Tem de tudo: cinema? Tem. Biografia de escritores? Tem. Desafios? Tem. Tem de tudo nesse blog!
Eventos: o blog existe há um ano, e já cobriu alguns eventos, como feirões de livros, feiras literárias e uma bienal!
Pontos Fracos:
Cadê as colunas?: eu pelo menos não vi uma divisão em colunas e temas. Sim, assuntos diversos são tratados no blog, mas as TAGs não nos levam a uma coluna específica. Por exemplo: eu procurava mais textos da coluna “Quem é o autor”, mas ao clicar na TAG “Autores”, encontrei posts também sobre eventos como a Bienal.
Poucos parceiros / ter de enviar o livro: o blog tem poucos autores parceiros, e também exige que o autor mande o livro para resenhar (o que eu sei que é uma faca de dois gumes). Ah,  tem só uma editora parceira.
Cadê os clássicos?: ficou tão difícil achar defeitos nos blogs que eu comecei a ser chata mesmo. Provavelmente não faz diferença para os leitores do blog, mas eu senti falta de resenhas dos “clássicos da literatura”.

Comentários

  1. Oiii. Vi seu blog em algum lugar e vim te conhecer, eheheh
    Adorei essa análise de blogs. Ver outros blogs é muito legal para que possamos saber onde e como podemos melhorar =D
    Beijoos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adorei essa análise, bem que poderia virar uma tag além desse desafio. Ótimo ponto de vista!
    Beijo,
    http://pactoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Acho que desses eu só conhecia mesmo o Por Uma Boa leitura. Ele é bem fácil de navegar e achar os posts que eu mais gosto de ler.
    Além do que sempre tem resenhas interessantes e com opiniões sensatas!

    Beeijos, O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
  4. Lê, achei super importante vc questionar a questão dos clássicos, no blog eu faço questão de falar sobre isso, eles são tãooo importantes quanto os outros...
    Ah, se não for pedir demais, queria que desse uma olhada no blog, está em processo de formação então não se espante. Se puder me dar algumas dicas ficaria mt feliz! :)
    Beijão!
    http://respiralivros.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha: Um Dono para Buscapé, de Giselda Laporta Nicolelis

Resenha: O outro passo da dança, de Caio Riter

Resenha: Tio Petros e a Conjectura de Goldbach, de Apostolos Doxiadis