Resenha: A Redoma de Vidro, de Sylvia Plath

 


Existem livros que entram na nossa vida e ficam na nossa lista de “próximas leituras” por muito tempo, até surgir a oportunidade perfeita. “A Redoma de Vidro” foi um desses livros. Ouvi falar através de amigas - que inclusive o têm como livros que mudaram a vida delas - e sempre quis lê-lo. O grande dia chegou, quando foi escolhido como livro do mês do clube de leitura Feito por Elas. Li-o, apreciei muito a prosa única de Sylvia Plath, e terminei-o num dia sugestivo: no segundo aniversário de minha tentativa de suicídio.
Conhecemos Esther Greenwood quando ela está fazendo um estágio numa revista em Nova York. Nesta primeira metade do livro, suas interações com as outras meninas que moram no mesmo hotel que ela são o ponto alto da narrativa. É pelos olhos de Esther que conhecemos Doreen, Betsy, Hilda e outras que são só citadas. Mesmo em um meio glamouroso e excitante, Esther já demonstra certa apatia, bastante presente, por exemplo, em sua birra com filmes em Technicolor, que eram a grande atração dos cinemas nos anos 1950, época em que se passa essa primeira parte da história.
Este é um livro sobre depressão, escrito por uma mulher que teve depressão, e que acaba de ser lido por mim, uma mulher que luta contra depressão há mais de dez anos. O círculo depressivo em que Esther cai depois de voltar à sua cidade natal é bem familiar: ela não consegue mais dormir, comer nem ler, não toma banho porque lhe parece uma coisa estúpida, se sente assustada, sem ar e sem saída. É a descrição perfeita do processo depressivo - um termo que talvez não exista no mundo médico, mas que aqui cabe perfeitamente. É uma espécie de morte em vida: essa definição não é posta em palavras no livro, mas fica óbvia.
A mãe de Esther fala num determinado momento, depois da primeira sessão de eletrochoque, que ficara feliz porque Esther não é como as outras pessoas da clínica: ela havia resolvido “voltar a ficar bem”. Ela também diz que a única maneira de Esther melhorar era passar tempo com pessoas que estivessem piores que ela, pois o caso dela era de quem “passava muito tempo pensando sobre si mesma”. Ignorância sobre doenças mentais ainda existe, infelizmente, mas já foi bem mais comum, como a construção desta personagem mãe nos mostra.
Lendo “A Redoma de Vidro” ficamos felizes em ver como a medicina psiquiátrica evoluiu nos últimos 50 anos. Sem descrições exageradas, apenas com as palavras certeiras, Sylvia Plath nos apresenta a técnicas como a lobotomia, o eletrochoque e a bizarrice das injeções de insulina em pacientes internados nas clínicas psiquiátricas. Embora existam pessoas advogando pela volta de alguns destes tratamentos, é reconfortante pensar que eles ficaram no passado, mas ao mesmo tempo é triste pensar em quantas pessoas eles vitimaram.
É muito interessante quando a autora diz que as garotas que estudavam, fofocavam e jogavam bridge nos dormitórios da faculdade também viviam sob uma espécie de redoma de vidro. Experimentando uma liberdade inédita, mas sendo preparadas para a vida doméstica: aqui vale a crítica de que a socialização feminina, voltada para um futuro cujas certezas são a maternidade e a vida de dona de casa, é algo que também enlouquece. Por isso podemos afirmar que “A Redoma de Vidro” é um marco na literatura feminista.
A escrita de Sylvia Plath é tão boa - verdadeiramente inspirada - que acho que minhas palavras nesta resenha não fazem jus a ela. Entendo que não seja uma leitura para todos, haja vista a quantidade de gatilhos para suicídio e depressão. Há também breves passagens um bocado preconceituosas, que incomodam o leitor moderno. Entretanto, suas metáforas e comparações são excelentes, tornando a leitura mais próxima de nós. Sylvia pode ter escrito apenas um romance antes de ela própria sucumbir à depressão, mas este romance é uma obra-prima.

O veredicto:


5 MINIONS. EXCELENTE!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha: Um Dono para Buscapé, de Giselda Laporta Nicolelis

Resenha: O outro passo da dança, de Caio Riter

Resenha: Tio Petros e a Conjectura de Goldbach, de Apostolos Doxiadis